Mitos e verdades sobre os refrigerantes

Rascunho automático

As mais diversas histórias são compartilhadas na Internet diariamente. Será que todas elas são verdadeiras?

Refrigerante vicia?

Mito. Muitas pessoas pensam que os refrigerantes podem viciar, mas isso não é verdade. Caso haja um consumo exagerado do produto, acima de 2 litros por dia, pode gerar algumas alterações no organismo, como aumento do peso e ritmo cardíaco.

Refrigerante estimula a produção de dopamina?

Verdade. Dopamina é um hormônio que dá a sensação de bem-estar. Alimentos açucarados ajudam a liberar esse hormônio.

Refrigerante engorda?

Verdade. Se a pessoa ingerir em grande quantidade pode engordar. Como alternativa, existem as versões com redução de açúcares e zero açúcares.

O gás do refrigerante faz mal?

Nem mito nem verdade. Pessoas com problemas gástricos podem não receber bem nenhuma bebida gasosa, por isso, devem evitar. Para os demais, não há problema.

Refrigerante atrapalha a absorção de nutrientes?

Mito. Beber refrigerante não atrapalha a absorção de nutrientes, com ressalva para o fosfato. Se uma fonte de fosfato for ingerida junto com o refrigerante, ele pode não ser absorvido. Se ingerido separado, não há problema nenhum.

Refrigerante causa hipertensão?

Verdade. Caso o consumo da bebida seja diário e em grandes quantidades, o sódio presente em suas formulações, pode aumentar a pressão arterial.

Refrigerante causa celulite?

Nem mito, nem verdade. Há muitas causas que levam ao desenvolvimento da celulite, a começar pela predisposição genética. Por isso, não é possível apontar uma bebida como a vilã da história. No entanto, os refrigerantes têm sódio o que pode aumentar a retenção de líquido e agravar o problema.

Refrigerante causa problemas no pâncreas?

Nem mito nem verdade. Qualquer alimento rico em carboidrato ou açúcar que seja consumido sem moderação, faz o pâncreas trabalhar mais. Isso vale para pães, bolos, batatas, massas, refrigerantes, entre outros alimentos.Esse trabalho excessivo do pâncreas pode, com o tempo, levar a problemas e até a diabetes.

Assim como todos os alimentos e bebidas, o consumo deve ser moderado. Os refrigerantes são seguros e podem fazer parte de uma vida saudável.

Conheça os produtos da Convenção e delicie-se!

Comentários
Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *