Onde surgiu a pizza?

Onde surgiu a pizza? 1

 

“Quem não gosta de pizza, bom sujeito não é”, já dizia o poeta Dorival Caymmi. É fato que o disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e iguarias quase infinitas tem um lugar especial no coração das pessoas.

São diversos sabores, alguns com ingredientes locais de cada região, outros com receitas que fariam qualquer italiano chorar.

História

 

Há muita história por trás da pizza, sua origem remete aos egípcios, pois acredita-se que foram os primeiros povos a misturarem farinha com água.

Já outros historiadores, dão crédito aos gregos que faziam massas com farinha de trigo, arroz e grão de bico. Porém, quem deu cara ao que conhecemos hoje como pizza foram os italianos da região de Nápoles, por volta do século XVIII.

Origem

No começo, as massas eram cobertas somente por ervas e azeite de oliva, ingredientes típicos da região de Piz – Itália. O termo “Picea” começou a ser dito para indicar um disco de massa assada com ingredientes por cima, servida com ingredientes baratos.

Esse alimento era consumido por pessoas mais humildes do sul da Itália, mas rapidamente se popularizou pelo país. Com o tempo, os italianos foram adicionando outros ingredientes.

Durante as Cruzadas, no final do século X, a pizza se democratizou. Mas a popularização mundial aconteceu mesmo com os norte-americanos, ao término da 2º Guerra Mundial (1939 -1945).

Consumo

O surgimento da pizza no Brasil aconteceu no século XIX graças ao pizzaiolo Carmino Corvino.

A partir dos anos 50, a pizza se popularizou por todo o país. Inclusive, desde 1985, a pizza tem um dia especial no calendário dos brasileiros, dia 10 de Julho – Dia Nacional da Pizza.

O Brasil produz 1 milhão de pizzas diariamente, sendo que mais da metade é consumida na cidade de São Paulo, considerada a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, só perde para Nova Iorque.

Receita

Colocar a mão na massa e fazer a sua primeira pizza pode ser um ato libertador e cheio de aprendizado, sem falar que pode ser feito com toda a família participando. Vamos à receita?!

 

Ingredientes:

  • 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • ¼ de xícara (chá) de água morna;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida;
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de açúcar;
  • 1 ovo

 

O modo de preparo é simples, misture todos os ingredientes secos em uma tigela com a manteiga e o ovo. Quando formar uma espécie de farofa, acrescente a água aos poucos e vá mexendo até que a massa fique lisa e homogênea. Deixe descansar por 10 a 15 minutos.

Depois desse descanso, o próximo passo é polvilhar a massa com um pouco de farinha em uma bancada de apoio. Depois passar o rolo de massa até que fique do tamanho certo para sua assadeira.

Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 10 minutos, retire a massa e recheie com molho de tomate e queijo, leve ao forno até que derreta o queijo e a massa fique dourada.

Acompanhe a Convenção nas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn.

Comentários
Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 16 =