Refrigerantes Populares

Desde que chegaram ao mercado, os refrigerantes caíram no gosto da população. Antigamente, eram consumidos em ocasiões especiais, aos finais de semana ou feriados. Mas hoje, com a facilidade, estão presentes no dia-a-dia de muitas famílias.

Muito desse sucesso se deve a variedade de sabores que os refrigerantes apresentam. Têm os sabores clássicos, inusitados e as versões com baixo teor de açúcar ou zero açúcar.

História

No Brasil, o primeiro sabor degustado pelos brasileiros foi o de Uva (Grappete), em seguida,outras marcas inovaram trazendo o sabor Guaraná, Laranja e os derivados de coca.

A partir disso, a indústria de refrigerantes foi crescendo, inovando e criando linhas de produtos com novos sabores, versões (garrafa de vidro, PET e lata) para ampliar o seu público consumidor.

Refrigerantes com tradição

Embora muitas empresas tenham surgido no mercado de bebidas e criado sabores próprios, os refrigerantes considerados mais populares ou mais consumidos no início eram os de Cola, Guaraná e Laranja, que até hoje mantém certa hegemonia entre os fãs da bebida.

Atualmente, o refrigerante de Cola é o mais consumido no Brasil e o mais popular do mundo. A Coca-Cola que é responsável pela criação do principal refrigerante desse segmento é líder de mercado e embora tenha ampliado sua gama de produtos, o carro chefe de vendas continua sendo ele há mais de 100 anos.

O Guaraná, por ser uma fruta brasileira e por trazer um paladar mais adocicado, caiu no gosto dos brasileiros, principalmente,o Antártica (Ambev) e de marcas regionais como Convenção, Frukki, Funada e Ferraspari.

O sabor Laranja também é um queridinho, sendo este representado pelas marcas Fanta, Sukita e Convenção.

Refrigerantes com sabores diferentes

Apesar dos sabores tradicionais serem os mais acessíveis e os mais consumidos, marcas comuns, regionais e até desconhecidas passaram a testar novas misturas, seja para lançamentos ou para se diferenciarem das grandes empresas.

Veja alguns dos sabores de refrigerantes mais inusitados:

  • Coca Cola Baunilha/Coca Cola Framboesa/ Coca Cola Laranja com Baunilha;
  • Pepsi Melancia Salgada/ Pepsi Lime/Pepsi Framboesa;
  • Fanta Maracujá/Fanta Morango /Fanta Manga;
  • Abacaxi Convenção;
  • Chinotto Convenção – refrigerante de origem italiana composto de vegetais e ervas aromáticas.

Muitos desses produtos são encontrados apenas em lugares específicos, raramente possuem abrangência nacional/ internacional.

Sabores retrô

Sabores retrô, também têm conquistado espaço nas prateleiras dos supermercados e empórios, especialmente, por trazerem algum tipo de saudosismo, seja através de marcas ou do paladar que remete a infância ou a alguma lembrança.

A Refrigerantes Convenção tem dois grandes representantes nesse setor que são:

  • Guaraná Retrô 355ml
  • Frutaína Retrô 355ml

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre os Refrigerantes Convenção? Venha fazer uma visita a nossa fábrica.