Alimentos que fortalecem a imunidade

Alimentos que fortalecem a imunidade

Durante os meses mais frios do ano e passando por uma pandemia do Novo Coronavírus, manter a imunidade em dia é primordial!

Uma boa forma de prevenção, além do distanciamento social é deixar a imunidade ainda mais fortalecida.

Com a ajuda de diversos alimentos e uma dieta balanceada em frutas, legumes e verduras, você terá as vitaminas e os minerais que o seu corpo precisa.

A lista de alimentos pode ser extensa, mas separamos aqui alguns dos principais elementos a incluir na sua rotina de alimentação diária para ajudar a elevar sua imunidade.

 

Frutas cítricas

A vitamina C é o elemento comum das frutas cítricas. Presente no limão, na laranja, na tangerina, no maracujá, na acerola… enfim, as opções são muitas!

As frutas cítricas são excelentes para melhorar nossas defesas e por serem antioxidantes, contribuem para evitar os ataques dos radicais livres. Isso quer dizer que elas protegem o corpo das substâncias que interferem no funcionamento das células que estão saudáveis, além de reparar os tecidos de todas as partes do corpo.

Alho

Além de dar um up no sabor de qualquer comida salgada, o alho também é um importante combatente dos mucos nos pulmões, auxiliando na tosse persistente e bronquite.

O alho tem como principal componente a alicina que é um anti-inflamatório natural.

Vegetais verdes escuros

Aqui, você pode incluir brócolis, espinafre, rúcula, couve… eles são ricos em ácido fólico e podem ser consumidos naturais, refogados, em saladas ou como prato principal.

Eles auxiliam na formação de glóbulos brancos, que colaboram na defesa do organismo e também possuem grandes cargas de vitaminas C e A.

Gengibre

Este alimento é rico em vitaminas B6 e C, também faz ação bactericida no corpo, auxiliando na defesa do organismo. Ele ajuda a tratar os problemas de garganta inflamada e pode ser consumido na forma de chás, sucos e até como tempero.

Oleaginosas

Nozes, castanhas e amêndoas são ricas em zinco e vitamina E, nutrientes importantesno combate aos danos dos radicais livres.

Alimentos ricos em Ômega-3

Peixes, frutos do mar e até o azeite são alimentos ricos em Ômega-3. Você pode consumir através dos peixes mais comuns, como a sardinha e a anchova, ou também mais requintados, como polvo e camarão, mas todos vão ajudar você a manter as artérias saudáveis.

Água

O consumo de água no dia a dia é super importante para hidratação do corpo.

É preciso equilibrar os fluidos do corpo para uma operação diária satisfatória, com produção de saliva, lágrimas e hidratação de mucosas: tudo para auxiliar o sistema imune.

Cada corpo tem uma média de consumo de água diária, o recomendado por médicos é de pelo menos 2 litros por dia.

Acesse nosso blog para ver nossos posts anteriores ou siga a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Comentários
Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *