Aprenda como higienizar as compras de mercado e como armazená-las adequadamente

Aprenda como higienizar as compras de mercado e como armazená-las adequadamente

A pandemia de Coronavírus trouxe novos hábitos para todas as pessoas do mundo. Além do uso da máscara e do álcool em gel, especialistas recomendam que antes de entrar em casa, tire-os sapatos e limpe os alimentos e bebidas adquiridos.

Apesar de não ter uma evidência sobre a contaminação do coronavírus por meio de alimentos e bebidas, os especialistas no assunto, recomendam que seja repensado os métodos de consumo, manuseio e armazenamento daquilo que vem de mercados, vendinhas e qualquer estabelecimento de compras de mantimentos.

Como o vírus é transmitido com as secreções de alguém infectado, ele pode chegar por meio desses produtos. Por exemplo, o papelão e o plástico, são duas superfícies que podem manter o vírus vivo por pelo menos 24 horas.

Por isso, o primeiro passo ao chegar em casa é, além de retirar os sapatos da rua, lavar bem as mãos e limpar os produtos que chegam até o seu lar. Quer saber como implantar essa nova rotina? A gente ajuda!

 

Higiene de frutas e verduras

Antes de pensar em armazenar é preciso deixar tudo bem limpo! Lavar as frutas e verduras com água e sabão líquido neutro são uma boa pedida, contanto que sejam muito bem enxaguadas e secas.

Os produtos consumidos crus, como folhas, precisam passar por um molho em solução sanitária (caseira, com água filtrada e água sanitária, ou já prontas vendidas no mercado) e depois com água corrente.

 

Cuidados com as embalagens de carnes (peixes, aves, suínos, bovinos etc)

As carnes em si, não são o ponto que preocupam, pois na maioria das vezes, elas ainda passarão por algum processo de cozimento. Mas as embalagens, sim, foram manuseadas por outras pessoas, sejam funcionários do mercado ou outros clientes que passaram por lá.

Ao chegar em casa, jogue as embalagens fora, higienize as mãos e coloque as carnes em outros recipientes para congelar ou manter refrigerado.

 

Limpar alimentos industrializados e armazenar

Os alimentos industrializados podem vir em latas, embalagens de plástico ou de papelão. Para cada um, há um método mais correto para limpar e higienizar.

A lataria e os vasilhames de plástico, como os de refrigerantes e algumas embalagens de leites e sucos, seguem o mesmo procedimento: solução de água e sabão líquido, deixar secar.

Os recipientes de papelão pedem uma tratativa diferente. Para eles, o ideal é o pano umedecido com álcool 70%. Limpe todos os cantinhos e deixe secar. Aí é só guardar no armário.

Neste cenário, a saúde e higiene estão em primeiro lugar para nós e cada um de nossos clientes!

Acesse nosso blog para ver nossos posts anteriores ou siga a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Comentários
Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *