Por que consumir bastante água no inverno? Descubra a importância da hidratação inclusive nesse período

Por que consumir bastante água no inverno? Descubra a importância da hidratação inclusive nesse período

Nossa percepção da quantidade de água que devemos tomar geralmente está associada ao calor: quanto mais quente a temperatura, maior a ingestão de água, certo?

Em termos de cuidados com a saúde, não é bem assim. Mesmo em épocas de temperaturas mais baixas, devemos continuar atentos à ingestão de água, que é essencial para regular a temperatura corporal e transportar nutrientes no organismo.

Mas como saber quanto de água devemos ingerir no inverno?

Uma boa dica para sabermos se estamos ingerindo a quantidade adequada de água é observar como está nossa urina: se estiver muito escura e com odor forte, devemos beber mais água (exceto em casos de condições de saúde especiais, como insuficiência renal, nas quais a alta ingestão de líquidos não é recomendada).

E por que devemos dar uma atenção especial à hidratação também no inverno?

Nos períodos mais frios, a mucosa das narinas e da boca ressecam mais facilmente, ficando sujeitas a rachaduras que podem facilitar a entrada de vírus e bactérias causadoras de gripes e resfriados.

Beber pouca água também pode fazer com que os batimentos cardíacos fiquem mais elevados e a pressão arterial caia, podendo ocasionar tonturas e até desmaios.

Outro ponto é que a baixa hidratação do organismo pode levar até a estados de confusão mental. Isso porque, quando as reservas de água no organismo diminuem, o corpo passa a trabalhar “mais devagar”, de forma a gastar menos desse líquido essencial para manter as nossas células e funções vitais  em operação.

Assim como em épocas quentes, quem pratica exercícios físicos deve ter um cuidado especial com a hidratação nos dias frios. Recomenda-se ingerir um copo de 250 ml de água a mais para cada meia hora de exercício aeróbico ou com pesos.

E para todas as situações e estações, vale a regra de não esperar sentir sede para tomar água. A sede já é um sinal de desidratação. Por isso, o consumo regular de água – a cada hora, por exemplo – é muito importante.

Para saber a quantidade de água adequada para consumo no inverno, sugerimos que consulte o seu clínico geral. Após exames, ele poderá estabelecer o melhor nível de hidratação para sua idade, peso e estilo de vida.

Se desejar informações adicionais sobre o consumo de água, nós da Refrigerantes Convenção ficaremos felizes em ajudar. Entre em contato por meio do nosso SAC: 0800 77 10 010

Comentários
Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *