Setembro amarelo

Setembro amarelo

Você sabia que o mês de Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio?

Uma pessoa pode sentir vontade de tirar a sua própria vida por inúmeras razões e em sua maioria, são por assuntos associados a distúrbios neuropsiquiátricos, o principal deles é a depressão, que muitas vezes pode ser confundida com uma simples tristeza passageira, a famosa expressão “logo passa”.

Por se tratar de algo tão complexo e por falta de entendimento, principalmente, de quem não sofre da doença, uma pessoa suicida não recebe empatia e a compreensão necessárias, pois ainda é visto na sociedade como sinônimo de fraqueza. Em contradição, há outros que o veem como um ato de coragem, afinal se desvencilhar de um bem como a vida, não é tão simples.

A verdade é que o suicídio não é um ato de coragem, tão pouco de fraqueza, mas sim um ato de desespero!

Por quê Setembro amarelo?

A cor foi adotada após um jovem americano tirar a própria vida dirigindo um carro amarelo. No funeral dele, a família e os amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero. E essa ação mobilizou o mundo inteiro que tornou uma ação mundial de combate ao suicídio.

Para apoiar essa causa, nós da equipe Convenção Caieiras,vestimos a camisa amarela no dia 10 de Setembro – Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Essa data foi definida em 2003, pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através de diversas ações apoiadas pelos governos de diversos países.

Conhece alguém que precisa de ajuda? Incentive o contato ao CVV. Ajude a salvar uma vida propagando o número 188.

Fique de olho em nossos conteúdos! Você pode acessar o nosso blog para ver nossos posts anteriores ou seguir a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Comentários
Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *