Um guia para organizar a sua festa (sem gastar muito!)

Rascunho automático 2

Pensando em fazer a sua festa de aniversário, o Natal da família ou a festinha do filho (a) sem estourar o orçamento? A boa notícia é que com um planejamento simples e uma ajudinha da tecnologia, você  consegue!

Confira um passo a passo para planejar a sua festa:

1. Defina quanto pode gastar

Parece óbvio, mas há quem subestime essa decisão básica. O local, o tipo de alimentação, bebida e até mesmo a época da festa interferem no custo.

2. Planeje com antecedência

Se você for fazer uma festa em buffet é importante procurar as empresas de 1 ano a 6 meses antes da data desejada. Se for em casa, o tempo cai para 2/3 meses.

3. Faça a lista de convidados

A lista de convidados é fundamental para você decidir onde vai fazer a festa e se o orçamento é suficiente. É importante considerar que se a festa for com crianças de até 4 anos, por exemplo, os pais delas terão que ser incluídos.

Se a festa for de adolescente ou adulto, defina se os convidados poderão levar acompanhantes.

Outro ponto a se considerar é a interação entre os convidados. São todos de uma mesma turma? Alguém poderá se sentir deslocado? Eles têm interesses em comum? Há alguma inimizade entre os convidados?

4. Decida o que será servido

Com base na faixa etária dos convidados e horário da festa, você deverá definir o cardápio.

Aqui, uma grande preocupação é a quantidade de comida e bebida a ser servida. Mais abaixo, nós vamos mostrar como a tecnologia pode ajudar nesse planejamento.

Outra questão importante é: pense em possíveis restrições alimentares. Se souber que algum convidado (a) é vegano ou tem intolerância ao glúten, por exemplo, procure incluir pelo menos uma variedade de salgado e outra de doce. Refrigerantes e doces diet ou com redução de açúcar também são fundamentais para os que têm diabetes ou simplesmente preferem essa opção.

Refrescos para quem não toma bebida carbonatada e água mineral também não podem faltar!E para quem quiser impressionar, o Chinotto, bebida de origem italiana com extratos vegetais e ervas aromáticas é uma opção fora do comum.

Com a presença de adultos, a cerveja é um dos carros-chefes. Para acompanhar uísque e outros destilados, o energético é sempre uma boa pedida. E os xaropes são uma opção saborosa e econômica para o preparo de drinques.

5. Festa temática?

No caso de festas infantis, crianças muito pequenas ainda não saberão escolher o tema cabendo a decisão aos pais. Acima de 3 anos, o pequeno já saberá manifestar o que deseja nesse quesito.

6. Animação

Para as crianças, valem atividades como oficina de balões, camarim de pintura, pula-pula e teatro de bonecos. Nesse caso, é importante contratar monitores (idealmente, 1 para cada 10 crianças de 3 a 6 anos e 1 pessoa para cuidar de cada brinquedo).

Se for alugar brinquedos, sempre cheque se a empresa segue os padrões de segurança. Também é uma boa buscar referências sobre os brinquedos e monitores.

Para os adolescentes, uma opção pode ser o aluguel de videogames e a montagem de uma pistinha de dança.

7. Trilha sonora

Tem de ser escolhida em função dos itens anteriores, principalmente do perfil da maioria dos convidados. No caso de festas infantis, por exemplo, é bom mesclar as músicas de crianças com algumas que possam agradar aos pais também, para não se cansarem rapidamente.

Para os adolescentes e adultos, vale não só a preferência do anfitrião. Se a maioria dos seus amigos detestarem música eletrônica, por exemplo, contratar um DJ não vai garantir uma festa animada!

8. Lembrancinhas

É um item praticamente indispensável para as festas infantis, mas pode ser opcional para adolescentes e adultos. Comestíveis, como balas e alfajores, costumam agradar a todos.

Recomenda-se que a quantidade seja um pouco superior à da lista de convidados para atender os que vieram de última hora ou mesmo não estavam na lista.

9. Envio dos convites

Para aniversários infantis, principalmente, recomenda-se um prazo de 3 a 2 semanas antes da festa. Os convites podem ser eletrônicos – vale até envio pelo WhatsApp –, mas sempre cheque se todos os convidados os receberam e procure confirmar as presenças.

Também tenha em mente que nem todas as pessoas usam Smartphone e redes sociais. Ligar ou entregar convite impresso ainda é uma solução.

10. Tecnologia: aplicativos para planejamento de festas

Reunimos aqui uma série de aplicativos e recursos gratuitos que você pode acessar até direto do celular para organizara sua festa:

  • Planejador de Festa do Office – Windows

Uma planilha de Excel que fornece números importantes, tais como a quantidade de refrigerantes, bolo e salgadinhos, por adulto e por criança. Também contém campos para você inserir os preços por copo/ garrafa.

  • Aplicativo meu niver – Android

Da lista de convidados à quantidade de comidas e bebidas, passando por uma relação de etapas essenciais para você organizar um evento, este app para Android oferece um passo a passo fácil e organizado.

  • Aplicativo Organizador de Eventos – iOS

Com funções como contagem regressiva, planejador de despesas individuais e uma calculadora para bebidas, esta solução para iPhone e iPad está disponível apenas em inglês, mas sua interface intuitiva possibilita o uso mesmo por quem não conhece o idioma.

  • Evernote – Android, iOS e computador

Com ele, você pode criar “cadernos” virtuais e guardar, por meio de notas ou imagens, itens como a lista de convidados, orçamentos e fotos de materiais já comprados. Também pode deixar o caderno arquivado para usá-lo emoutros anos.

Acompanhe a Refrigerantes Convenção nas redes sociais – Facebook e Instagram.

Comentários
Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *